Monday, June 19, 2006

immigrant sport

depois de no fim-de-semana passado ter ido ao BFD festival, no Shoreline Amphitheatre, para ver, entre outros, Franz Ferdinand, Strokes e Yeah Yeah Yeahs todos no mesmo sítio, numa tarde muito bem passada, há que virar as coisas para a bola. futebol, entenda-se.
depois do festival, after-party do festival e after-after-party em nossa casa, acordei no domingo, dia de Portugal-Angola, para ver o jogo. como o jogo era ao meio-dia local, deitei-me tarde e por isso queria dormir um bocadinho antes de ver o jogo. acordei e olhei para o relógio, 9h00, tudo bem, ainda posso dormir mais um pouco antes do jogo. nisto entra-me o Soares pelo quarto dentro e diz:
"então, pá, ainda estás aí? o jogo começa daqui a um bocado!"
"tás parvo, são 9h00!"
"olha bem para o relógio! são 11h45!!!"

malditos relógios analógicos...resultado, foi vestir uma t-shirt e umas calças, atirar água para a cara e sair de casa a correr a caminho do Harry's Bar na Fillmore (a 4 quarteirões de casa) para ver o jogo...uffff!

este fim-de-semana foi a vez do verdadeiro futebol. o mundial começou e para lá de conseguirmos ver alguns dos jogos aqui na Cisco (via Web), no sábado jogava Portugal contra o Irão, 6 da manhã locais. ora lá seria mais uma aventura previsível. deitei-me cedo na 6a feira para poder acordar a horas decentes. 5 da manhã estava a pé, siga para tomar banho, com o pessoal ainda a bater mal de sono, tudo dentro do carro e siga para o "Mad Dog in the Fog", barzinho pub-like na Haight, para ver o jogo. isto de começar a beber cerveja às 6 da manhã é sempre uma experiência diferente. mas valeu a pena, especialmente pelo ambiente de futebolada que já tinha tantas saudades. para um gajo como eu que adora futebol e é sócio cativo daqueles que vai ao estádio chova ou faça sol, granizo, terramotos, ataques com napalm entre outras catástrofes...há alguns meses que já não estava virado para o desporto! admito que tinha sido uma decisão pessoal, algum afastamento do desporto passivo, já que o activo continua, entre futebol e basket não me tenho acanhado de praticar, mas ainda assim ver desporto como via (e vocês que me conhecem sabem que sou meio doente por essas coisas) tem sido uma actividade quase inexistente aqui na Califórnia. after all, se estou numa experiência totalmente diferente, não queria (nem quero) passar uma grande parte do meu tempo a ver desporto. para isso ficava em Portugal em frente à SportTv. isto deve servir para contactos diferentes com culturas diferentes, pessoas diferentes e maneiras de estar diferentes. ainda assim, o bichinho está cá dentro e desta vez teve mesmo de sair (sem piadinhas).

back to saturday mornin'.

vimos o jogo de Portugal no bar e eu decidi ficar a manhã toda a ver futebol. Portugal-Irão, seguido de Gana-Rep.Checa e acabando com o EUA-Itália. acho que até foi essa a principal razão para ficar no bar a ver! não imaginam o ambiente fabuloso de dezenas de americanos a ver o jogo da selecção deles sem terem a experiência que nós europeus temos de verdadeiramente ver futebol e perceber o que raio se está a passar. digamos que cada lançamento lateral, pequena falta, ligeiro passe eram celebrados como se fossem campeões do mundo! foi um espectáculo, ainda por cima estive muito tempo a conversa com 3 americanos, 1 rapaz e 2 raparigas, uma das quais namorava com um brasileiro, por isso ainda deu para lhe explicar algumas palavras que ela não percebia. ah, e reparem neste pequeno nugget fabuloso que aconteceu...
estávamos nós no paleio quando eles me perguntam sobre Angola e porque é que havia aquela excitação toda por causa das colónias e tal e qual era o stress...obviamente como a maior parte destes parolos pensam que Portugal é um país da América Latina, lá fui eu explicar por alto a situação das ex-colónias. enquanto ia explicando os eventos que levaram ao 25 de Abril, passa outro americano atrás de mim, vira-se para mim e diz: "Não te esqueças de Goa, Damão e Diu...". imaginem a minha cara de total espanto a olhar para aquele gnu e dizer: "Jovem, tu sabes da História, hã?" e pronto, seguiu-se uma conversa excelente sobre vinho e cultura portuguesa e americana...isto no intervalo de dois jogos de futebol!!! impecável!

depois dos jogos, um saltinho à praia e depois uma festazona em casa do pessoal em San Jose, para no domingo voltar para SF para ir a um concerto grátis da...Aimee Mann!!! acabei o dia noutro bar na cidade a ver o jogo 5 da final da NBA, com direito a overtime e tudo!

overall, um fim-de-semana excelente!

1 Comments:

Blogger Ricardo Ferreira said...

Caro amigo...poeta baladeiro,
Sei que tenho sido um desnaturado mas apenas pela preguiça de por aqui uns comentários, pq sempre que posso leio esta tua pérola do jornalismo intercultural!!!(bla bla bla)
Serve este meu primeiro comentário como um desabafo que não consegui controlar e que é o seguinte:
"Dasse.... Como eu te invejo!!!"

Abraço sentido... de barriga para barriga!

Furas

4:45 PM

 

Post a Comment

<< Home